Ideia + ação = resultado

O novo consultor empresarial da Inove, Juarez Tonietto, que está no mercado desde 1986, concedeu uma entrevista para o In News e nela revela que os índices de inovação das empresas brasileiras estão entre os mais baixos. Ele defende que o brasileiro é criativo, mas alerta que não basta apenas criatividade se não houver ação. O profissional comenta que as empresas têm um ciclo de vida e que em determinado momento vão precisar de um “rejuvenescimento”. “Elas têm que encontrar uma linha em que possam prosperar. É o que chamamos de Teoria da Sustentabilidade”, diz.

Aí entra a inovação, explica, amparada pela excelência em ações e controle de resultados. “A inovação permite que a empresa faça algo. É a fórmula idéia + ação = resultado”, comenta. Determinadas empresas, diz, precisam deste processo de “rejuvenescimento” a cada dez anos, outras precisam se reinventar diariamente, dependendo do segmento. Isso pode ser feito com a mudança de logomarca ou em todo o processo de gestão. “A boa mudança deve vir acompanhada de uma real mudança das pessoas, dos processos e da percepção do cliente quanto à mudança”, explica ele.

Tonietto conta que o maior problema encontrado nas empresas hoje é que em 75% do tempo as pessoas têm adotado um comportamento defensivo, caracterizado pela apatia, fuga e agressividade. “Elas não querem sair do que acreditam ser a ‘zona de conforto’”. Para reverter este quadro, o profissional diz que a empresa deve ter uma liderança forte, com relacionamento estratégico para que todos progridam.

Trabalhando há cerca de dez anos com foco no mercado de móveis e decoração, ele diz que o segmento hoje está “extremamente competitivo”. “Quem não melhora sua gestão, em três, cinco anos está fora do mercado. Ele pode faturar, mas não será mais competitivo”, garante ele, completando que uma pesquisa do Sebrae revelou que 60% da empresas fecharam suas portas em até quatro anos da data da abertura, um número considerado “muito alto”.

Anúncios

0 Responses to “Ideia + ação = resultado”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: