Indústria prepara-se para lançar o “Eco Index”

Um consórcio de 100 produtores e varejistas do segmento de vestuário acaba de criar um software capaz de medir o impacto ecológico (ou “carbon footprints”) do ciclo de vida de seus produtos. São medidos os impactos desde o cultivo e coleta da matéria-prima, manufatura, transporte e descarte. A iniciativa parte de empresas do calibre de Nike, Levi Strauss, Timberland, Adidas, Brooks Sports e Target – sem ser surpreendente, nenhuma empresa do mercado de luxo está envolvida até então.

O “Eco Index” software funciona por meio de um questionário: a ferramenta pergunta aos fabricantes sobre suas práticas ambientais e trabalhistas, e muitas das respostas vêm diretamente dos seus fornecedores. A partir das informações colhidas, o aplicativo gera uma graduação que representa um percentual de um score perfeito. A título de exemplificação, uma empresa ganha pontos por ter um programa de reciclagem ou por tratar a água utilizada durante o processo de fabricação. Pontos são perdidos quando os produtos utilizam uma embalagem muito volumosa ou são transportados por distâncias muito grandes.

Eco Index
Alguns tópicos analisados pelo software – veja o infográfico interativo

O software será lançado no Outdoor Retailer Expo, que tomará lugar em Salt Lake City em agosto. Ainda levará algum tempo para que o Eco Index, que vem sendo desenvolvido já há três anos, seja apresentado ao grande público. A idéia do programa é atingir primeiro justamente os fabricantes, provendo às empresas uma ferramenta em comum para observarem os impactos sócio-ambientais causados por seus produtos e serviços.

Anúncios

0 Responses to “Indústria prepara-se para lançar o “Eco Index””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: